Vacinar Portugal

Covid-19. DGS relembra que vacinação é voluntária, mas recomenda fortemente

França e Grécia são alguns dos países que vão tornar obrigatória a vacina contra a covid-19 para profissionais de saúde e para quem trabalha com grupos mais vulenráveis, como os idosos.

Garantir que todos os profissionais, sem exceção, estão vacinados contra a covid-19 é o que pretendem países como a França e a Grécia, que vão tornar obrigatória a vacinação para esses trabalhadores.

Para o Sindicato Independente dos Médicos não faz sentido Portugal não seguir o mesmo caminho. Já a Ordem dos Enfermeiros entende que a obrigatoriedade não é, pelo menos para já, a solução a adotar. Ana Rita Cavaco diz que o "melhor caminho é o da informação e da sensibilização".

A SIC tentou saber junto da Direção-Geral da Saúde (DGS) se a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação contra a covid-19 está a ser ponderada. A DGS diz que recomenda fortemente, e que deve ser continuamente garantida, a vacinação de todos os residentes, utentes e profissionais em estruturas que acolhem idosos. Mas relembra que a vacinação é voluntária.