O ex-presidente do Infarmed Hélder Mota Filipe explica que os desmaios podem ter a ver com o processo de vacinação e não com a própria vacina da Johnson & Johnson.
"Há pessoas que entram numa situação de ansiedade que dá origem à sensação de desmaio", afirma.
Hélder Mota Filipe lembra que os desmaios estão descritos no processo de vacinação. Diz também que o lote usado em Mafra pode estar a ser usado noutros países.
Infarmed investiga vacinas da Johnson & Johnson depois de episódios de desmaios
O Infarmed está a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado após a toma da vacina da Janssen.
Num curto comunicado enviado para as redações, a autoridade nacional do medicamento explica que as medidas surgem "no seguimento dos casos de reações adversas (síncope), notificados com a vacina da Janssen, no centro de vacinação de Mafra".
Segundo aquela autoridade de saúde, "não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado".
"O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas", acrescenta.