A modalidade "Casa Aberta" - que permite aos utentes com mais de 40 anos serem vacinados sem marcação prévia - foi suspensa temporariamente devido à suspensão de um lote de vacinas da Johnson & Johnson (cuja farmacêutica se chama Jansen).
"Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de junho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade “casa aberta”. Esta será retomada logo que possível", avança a task force em comunicado
Segundo a task force, a "Casa Aberta" será retomada logo que for possível. Quanto às vacinações agendadas, não há qualquer alteração, mantendo-se o normal esquema de vacinação da população.

Infarmed investiga lote de vacinas depois de episódios de desmaios
O Infarmed anunciou esta quarta-feira que está a investigar a qualidade de vacinas da Johnson & Johnson disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra depois de utentes terem desmaiado após a toma da vacina produzidas pela farmacêutica da marca.
Num curto comunicado enviado para as redações, a autoridade nacional do medicamento explica que as medidas surgem "no seguimento dos casos de reações adversas (síncope), notificados com a vacina da Janssen, no centro de vacinação de Mafra".
Segundo aquela autoridade de saúde, "não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado".
"O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas", acrescenta.
Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose. Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19.
Veja mais:
- Infarmed investiga vacinas da Johnson & Johnson depois de episódios de desmaios
- Covid-19. Tem 40 anos ou mais e ainda não tomou a vacina? Já pode fazê-lo sem marcação
- Ministro da Educação espera que menores possam ser vacinados até ao início do próximo ano letivo
- Covid-19. Desempregados, doentes crónicos e dependentes das redes sociais entre os que mais resistem à vacina
- Covid-19. Decisão da DGS sobre vacinação de crianças é "fundamental", diz bastonário
- Covid-19. Mulher não consegue ser vacinada porque alguém tomou a vacina em seu nome
- Covid-19. Vacinação altera perfil dos internados