A task force para a vacinação anunciou, esta sexta-feira, que a modalidade "Casa Aberta" será retomada esta tarde pelas 15:00.
"Após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen, a modalidade “Casa Aberta” para utentes com idade igual ou superior a 40 anos será retomada a partir das 15:00 de 16 de julho."
A modalidade "Casa Aberta" tinha sido suspensa temporariamente depois do Infarmed ter suspendido a utilização de um lote de vacinas da Johnson & Johnson. Em causa estava a identificação de desmaios no Centro de Vacinação contra a Covid-19 de Mafra, na sequência da administração das vacinas.
O Infarmed concluiu que o lote de vacinas estava em conformidade com os requisitos, atribuindo a uma causa diferente a justificação dos desmaios.
Desta forma, volta a ser permitida a possibilidade aos cidadãos com mais de 40 anos - que não tenham tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 ou que não tenham sido infetados pelo novo coronavísu - dirigirem-se aos centros de vacinação, sem marcação prévia, e solicitar a administração do fármaco. Poderá ver horários de funcionamento dos Centros de Vacinação no site "Casa Aberta".
Vacina da Johnson & Johnson passa a ser a única administrada na "Casa Aberta"
A task force para a vacinação avança ainda que a vacina produzida pela Johnson & Johnson, que é de toma única, irá passar a ser o fármaco administrado aos cidadãos que recorram à modalidade "Casa Aberta".
"Informa-se igualmente que, a partir de 19 de julho, a modalidade “Casa Aberta” estará condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS."
Segundo a referida norma da DGS, a administração da vacina da Johnson & Johnson é recomendada "em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos" e em "pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos".
Veja mais:
- Vacinação contra a covid-19. Modalidade "Casa Aberta" suspensa temporariamente
- Covid-19. Lote de vacinas da Johnson que tinha sido suspenso pode voltar a ser utilizado
- Um terço dos jovens hospitalizados com covid-19 teve complicações pós-alta
- "O mais importante era assegurar que aquele lote de vacinas não tinha problemas"
- Covid-19. "Casa Aberta" será retomada logo que possível