Vacinar Portugal

Governo acredita que jovens "estão ansiosos" pela vacina contra a covid-19

Economia só reabre com 85% da população vacinada.

A vacina começou a chegar às faixas etárias mais novas. Desde quarta-feira que os maiores de 18 podem inscrever-se e a 14 de agosto abre para os maiores de 16. Quanto às crianças a partir dos 12, o primeiro-ministro diz que está tudo preparado, se a DGS der parecer positivo. António Costa acredita que os mais jovens estão ansiosos por serem vacinados.

Só no último mês, passaram a ter a vacina completa mais de 2 milhões de portugueses.

O mapa da imunidade tem de chegar aos 85% para a economia reabrir na totalidade. Há um mês, estava nos 33% de população imunizada e, agora, apenas um mês já vai nos 54%.

O Governo não espera problemas com os mais jovens. O primeiro-ministro acredita que estão ansiosos por serem vacinados.

Ao que a SIC apurou, esta quarta-feira, quando abriram as marcações da vacina para maiores de 18, houve tanta gente a tentar inscrever-se que o portal do autoagendamento bloqueou várias vezes. Há já centros de vacinação sem vagas.

Os maiores de 14 anos começam a ser vacinados no próximo dia 14 e os maiores de 12 nos dois últimos fins de semana de agosto.

Mas a DGS ainda não disse se recomenda, ou não, a vacinação dos jovens. O Governo acredita que se a DGS não recomenda a vacinação dos maiores de 12 anos, então essa faixa etária também não terá de fazer teste para entrar em restaurantes ou espetáculos. Mas enquanto não se conhecer a norma, os mais novos têm mesmo de fazer teste.