Vacinar Portugal

Covid-19. Vacinação em Lisboa será no centro de Templo Hindu, mas apenas no domingo

O centro de vacinação na Cidade Universitária estará encerrado no domingo devido ao baixo número de agendamentos confirmados.

Templo Hindu Radha Krishna, em Lisboa.
Templo Hindu Radha Krishna, em Lisboa.
MÁRIO CRUZ

A vacinação contra a covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos, em Lisboa, vai ser concentrada no centro instalado no Templo Radha Krishna e não na Cidade Universitária, mas apenas no domingo, esclareceu esta sexta-feira a task-force.

A dúvida foi levantada esta sexta-feira por alguns pais que, segundo relataram à agência Lusa, receberam uma SMS a confirmar a vacinação dos seus filhos no fim de semana, mas o local indicado não correspondia à informação inicial.

Questionada sobre a situação, a task-force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 esclareceu que não se tratou de um erro e que, de facto, essa informação mais recente está correta.

No entanto, só se aplica às crianças e jovens que têm a vacinação agendada para domingo e que serão vacinadas não no centro da Cidade Universitária, mas no centro do Templo Radha Krishna, em Telheiras.

Segundo a task-force, o centro da Cidade Universitária, onde vai decorrer a vacinação dos mais novos no sábado, estará encerrado no domingo devido ao baixo número de agendamentos confirmados para esse dia.

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária.

Para os dois dias, foram realizados cerca de 110.000 agendamentos, o que representa cerca de um quarto do total de jovens nesta faixa etária (400.000).

Além daqueles que tenham realizado o pedido de autoagendamento para os dias 21 e 22 de agosto, e aqueles que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a task-force decidiu abrir também a modalidade "Casa Aberta", à semelhança do que aconteceu no fim de semana passado com os jovens de 16 e 17 anos.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos. O objetivo é concluir a vacinação destes jovens até ao dia 19 de setembro.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19.

Veja também: