A ministra da Saúde, Marta Temido, garante que haverá vacinas para todos se, por hipótese, ainda que muito improvável, for necessário vacinar novamente toda a população.
Na opinião da responsável pela pasta da Saúde, só se coloca o cenário de uma terceira dose para os grupos prioritários, dado o risco de terem menos imunidade já no inverno.
"Há quantidades para, se for necessário, revacinar a totalidade da população portuguesa. Não é esse o cenário que acreditamos como cenário possível ou provável. Estamos a prepar tudo para vacinar uma população mais frágil pela sua imunidade natural, designadamente em função da idade", diz Marta Temido.
Caso seja esse o cenário, a ministra prevê recorrer de novo aos centros de vacinação, mas tal dependerá da população que for considerada elegível para a terceira dose.
A duração da imunidade da vacina continua sem resposta confirmada
Quanto dura a imunidade da vacina é a dúvida que a comunidade cientifica ainda não consegue responder com segurança.
"Neste momento, são poucos os estudos publicados que avaliam a efectividade da vacina para um tempo longo após o esquema vacinal completo. A maioria aponta para 20 a 25 semanas, 5 a 6 meses", aponta o investigador do Instituto Ricardo Jorge, Baltazar Nunes.
E se nas reações à infecção pelo vírus cada caso é um caso, tudo indica que a duração da imunidade também dependa de vários factores, parecendo a idade ser um deles.
"Um estudo publicado ontem, do Reino Unido, sugere que, para a população mais idosa e com situações mais graves, de doença crónica, há um decaimento mais acentuado da imunidade", acrescenta.
A confirmar-se, significa que essa população vacinada no inicio do ano chegará ao inverno novamente mais vulnerável.
Veja também:
- Covid-19: António Costa elogia adesão à vacinação em Portugal
- Covid-19: Marcelo diz que portugueses votaram a favor da vacinação com "maioria nunca vista"
- Peritos vão sugerir levantamento de quase todas as restrições: o que está em causa
- Infarmed regista mais de 40 casos suspeitos de "falência" da vacina da Janssen