56 mil jovens dos 12 aos 17 anos receberam este sábado a segunda dose da vacina contra a covid-19. Ao todo foram administradas, até às 19:00, 76 mil vacinas.
O número total de pessoas com vacinação completa ultrapassa agora os 8 milhões e 130 mil, número que não inclui as regiões dos Açores e Madeira.
Quase 8 milhões e meio já receberam pelo menos uma dose da vacina.
O último relatório de vacinação revelou que 52% dos jovens entre os 12 e os 17 anos tinham a vacinação completa e 84% tinha pelo menos uma dose.
Valores que agora se vão aproximar, uma vez que este é um fim de semana marcado pelas segundas inoculações dos jovens, que foram agendados por último.

Matemáticos dizem que Portugal poderá estar a vencer a pandemia
Dois dos matemáticos que se têm dedicado ao estudo da pandemia partilham a ideia de que Portugal poderá estar a vencer a batalha da covid-19, um ano e meio após diagnosticado o primeiro caso. No entanto, Henrique Oliveira e Carlos Antunes alertam para os riscos que ainda existem.
A análise dos dados matemáticos não deixa margem para dúvidas: Portugal parece estar, de facto, a vencer a batalha da pandemia, com a vacinação como arma essencial.
Depois dos máximos alcançados em janeiro e fevereiro, a incidência foi muito mais baixa na quarta vaga, mesmo com o processo de desconfinamento.
À medida que a vacinação avançava, os internamentos hospitalares passaram a ser muito mais baixos. O mesmo aconteceu com os doentes em unidades de cuidados intensivos.
No entanto, o que está a surpreender os cientistas é a evolução do indicador de risco nos últimos dias, quando o país se aproxima dos 85% da população vacinada. Para estes, a solução será a dose de reforço.
O conselho é o de manter as cautelas - principalmente em espaços fechados e com grandes ajuntamentos - sobretudo durante a época das doenças respiratórias que se aproxima.
