Vacinar Portugal

Covid-19: Portugal poderá atingir imunidade de 85% no início da próxima semana

Neste fim de semana foram vacinados mais de 74.000 jovens.

Para o fim de semana registaram-se 80.000 agendamentos para a segunda toma da vacina contra a covid-19 destinada a jovens dos 12 aos 17 anos. Até à 19:00 de domingo, tinham sido vacinados pelo menos 74.000 jovens.

Depois de concluída a vacinação dos 12 aos 17 anos, ficam poucas pessoas por vacinar. Assim sendo, não se justifica ter tantos centros de vacinação abertos.

O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, está a trabalhar para desativar gradualmente alguns postos de vacinação. Contudo, isso só vai acontecer quando for atingida a meta dos 85% da população com o esquema vacinal completo.

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, diz que esse patamar deve acontecer no início da próxima semana, logo após as eleições autárquicas. A vacinação deverá continuar nos centros de saúde.

Os números elevados de vacinados contra a covid-19 em Portugal contrastam com a baixa percentagem de vacinados em África, que só 4% da população tem a vacinação completa neste continente.sete países onde nem 1% da população está protegida. Apenas três países têm taxas de vacinação superiores a 20%.

Portugal já enviou para outros países mais de 1,2 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus e mais de 800.000 foram para países africanos de língua oficial portuguesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE VACINAÇÃO EM PORTUGAL:

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros