Quem tem mais de 70 anos já pode agendar a toma das vacinas da gripe e o reforço contra a covid-19. A partir desta segunda-feira, fica também disponível a modalidade casa aberta para os maiores de 80 anos.
Dois dias depois de aberto o autoagendamento para os maiores de 75 anos, também os portugueses com 70 anos ou mais já podem agendar a toma da vacina da gripe, em simultâneo com a dose de reforço contra a covid-19.
Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde explica, no entanto, que ao chegarem aos centros de vacinação, os utentes podem optar por tomar apenas uma vacina.
As convocatórias via SMS vão continuar ativas. Também a partir desta segunda-feira, fica disponível a modalidade casa aberta para pessoas com 80 ou mais anos. Ao chegarem aos centros de vacinação, podem escolher receber apenas a vacina contra a gripe ou tomar, também, a dose de reforço contra a covid-19.
Antes de se dirigirem aos centros de vacinação, os utentes deverão consultar os horários da modalidade casa aberta. É recomendado que se dirijam aos locais no período da tarde, devido à menor afluência.
Até este domingo, 811 mil portugueses foram vacinados contra a gripe e mais de 352 mil receberam o reforço da vacina contra a covid-19.
Atualizado às 14:09:
Após a publicação desta peça, a SIC recebeu várias queixas de que o autoagendamento para os maiores de 70 anos não está a ser possível no portal do SNS.
Veja também:
-
"Uma vacina não empata a outra": não é preciso esperar pela vacina da covid-19 para tomar a da gripe
-
40% dos idosos falha convocatória para a vacinação simultânea contra covid-19 e gripe
-
Vacinação em simultâneo contra a covid-19 e gripe não diminui eficácia das vacinas
-
DGS apela à vacinação para reduzir propagação dos vírus SARS-CoV-2 e da gripe
-
Gripe e covid-19: coadministração das duas vacinas "é aceitável", diz OMS