O Governo quer administrar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 a 2,5 milhões de pessoas até janeiro. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
“Estamos em condições de reafirmar que vacinaremos as 1,5 milhões de pessoas previstas na primeira fase, como alargaremos progressivamente para os cidadãos que agora fazem parte do plano de modo a que, em janeiro, tenhamos 2,5 milhões de pessoas vacinadas com terceiras doses”.
Para conseguir a vacinação mais célere, os centros de vacinação vão estar disponíveis na modalidade “Casa Aberta” nos domingos de dezembro, para administrar a segunda dose às pessoas com mais de 50 anos que tomara a vacina da Johnson & Johnson.
“Vamos ter os centros de vacinação aberta nos dias 5, 8, 12, e 19 de dezembro para vacinar a população com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen. São mais de 250 mil pessoas nestas circunstâncias. Os restantes serão progressivamente agendados por faixa etária até janeiro”, acrescenta o secretário de Estado.
Saiba mais:
- Variante Delta reduz para 40% eficácia das vacinas contra transmissão
- Reforço da vacina vai chegar a 2,5 milhões de pessoas até janeiro
- OMS atribui aumento de casos na Europa a "falsa sensação de segurança" das vacinas
- Porque sobem os números de novos casos de covid-19?
- Portugal continental com 445 surtos ativos
- Filas e tempos de espera de cerca de uma hora em centro de vacinação em Faro
- Chegou a hora de falar sobre a obrigatoriedade da vacinação
- OMS diz que vacinação das crianças não é urgente