A vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos está a dividir os pais, que pedem mais dados científicos. A Madeira não quis aguardar pela orientação da DGS e deve começar a vacinar as crianças na próxima semana.
As vacinas adaptadas para as crianças devem chegar a Portugal mais cedo que o previsto: daqui a uma semana, na próxima segunda-feira.
A Madeira quer começar a vacinar dos 5 aos 11 anos logo no dia a seguir, a 14 de dezembro, ainda antes no início das férias.
A Madeira começou a preparar a logística e os centros de vacinação, sem esperar pelas orientações da DGS, assim que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças deu luz verde.
No continente, a preparação também está a ser feita, mas à porta das escolas, entre os pais, ainda há dúvidas e pedem mais informação.
A Sociedade Portuguesa de Pediatria já concluiu que as vacinas são seguras e eficazes nas crianças dos 5 aos 11 anos.
SAIBA MAIS
- Vacinação das crianças: "Só ao fim de um mês e meio é que começamos a sentir os efeitos"
- Covid-19: vacinação pediátrica resulta num "benefício direto para a sociedade"
- Vacinação deverá abranger mais de 14 mil crianças na Madeira
- Vacinação de bebés contra a covid-19 "não está na ordem do dia", mas é possível "considerar no futuro"
- Covid-19: pais pedem mais informações sobre a vacina