A vacinação em Portugal e no Mundo

Autoagendamento da vacina disponível para pessoas a partir dos 33 anos

Autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados.

Autoagendamento da vacina disponível para pessoas a partir dos 33 anos
Canva

O autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 já está disponível para pessoas a partir dos 33 anos na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.

A possibilidade de as pessoas com 33 ou mais anos poderem fazer a sua marcação ficou acessível esta segunda-feira.

O autoagendamento pode ser feito aqui, no portal covid-19 da Direção-Geral da Saúde.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Mais de metade da população portuguesa já tomou pelo menos uma dose e 31,3% tem a vacinação completa. Este domingo, no dia em que se assinalam os seis meses do início do processo de vacinação, o país passou o patamar de 8 milhões de doses inoculadas. Na última semana, pela primeira vez, foram administradas mais de 100 mil doses por dia, em média.

Multiplicam-se as faltas injustificadas à marcação da primeira toma da vacina

Está a aumentar o número de pessoas que faltam à marcação para a primeira toma da vacina contra a covid-19 sem uma justificação válida.

Se por um lado as faixas etárias mais jovens têm agilizado o processo de vacinação, por outro trazem um novo problema. Em Gondomar, multiplicam-se as faltas nos autoagendamentos da primeira toma. Nos dois centros de vacinação de Vila Nova de Gaia chegam a faltar mais de 300 pessoas num só dia.

O problema agrava-se com o bom tempo, dizem os autarcas, que fazem um apelo à cidadania, pois estas faltas podem implicar atrasos no processo de vacinação, que enfrenta um novo desafio com o aproximar das férias.

Segundo o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, em declarações feitas na semana passada durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde, está a ser equacionado um autoagendamento mais livre em que as pessoas podem ir aos centros de vacinação primeiro na sua área de residência e depois num outro local, eventualmente no destino de férias.

Loading...

Berta Nunes apela a vacinação dos emigrantes antes de férias em Portugal

Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, pede aos emigrantes que, antes de virem de férias a Portugal, tomem a vacina contra a covid-19 para que possam circular mais facilmente pelo país.

"Quem se vacinar - e a recomendação é vacinem-se, vacinem-se, vacinem-se - vai poder viajar para Portugal sem fazer teste, sem fazer quarentena", afirma.

"Em relação, por exemplo, às restrições de viajar no fim de semana para fora da Área Metropolitana de Lisboa, essas restrições já não se aplicam a quem tenha vacina ou quem tenha certificado de recuperação ou quem tem o teste. Isto cria aqui uma nova realidade e vai permitir, do meu ponto de vista, uma maior mobilidade", acrescenta.

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Loading...