A vacinação em Portugal e no Mundo

Terceira dose da vacina da Pfizer. Quando e porquê?

Portugal tem 39% da população totalmente vacinada. 

A Pfizer quer autorização para uma terceira dose da sua vacina. Esta terceira dose não é para agora e não surge porque duas não chegam. Os especialistas não têm dúvidas sobre a eficácia elevada das duas doses que estão a ser administradas. Mas também concordam com a ideia de apostar numa terceira dose, num período de seis a meses a um ano, para uma imunidade praticamente total.

Apesar de a vacina da Pfizer oferecer uma forte proteção contra esta variante Delta.

A farmacêutica põe a hipótese de uma terceira dose, administrada entre os seis e os 12 meses depois da vacinação completa e já avançou com um pedido de emergência ao regulador norte-americano. O objetivo é aumentar os níveis de anticorpos.

Vacinação em Portugal

Entretanto, a vacinação em Portugal acelera todos os dias mais um pouco. O país volta a bater um novo máximo diário. A task force que coordena o processo de vacinação da covid-19 confirmou que, esta quinta-feira, foram administradas 158 mil doses de vacinas. Em apenas quatro dias, mais de 611 mil pessoas foram vacinadas.

As metas definidas pela task force para o plano de vacinação em Portugal passam por atingir a vacinação completa de mais de 70% da população em meados de setembro. Até ao momento perto de 39% receberam as duas doses.