Portugal é um dos países europeus que ainda não reconhece a vacina da AstraZeneca fabricada na Índia porque não está aprovada pela Agência Europeia do Medicamento. Uma decisão que fecha a porta a cinco milhões de potenciais turistas do Reino Unido, onde vários lotes indianos foram administrados.
Quem viaja do Reino Unido para Portugal está isento de quarentena desde que tenha a vacinação completa. O problema é que, muitos britânicos tomaram a vacina da AstraZeneca feita na Índia. E essa, Portugal ainda não reconhece porque não está autorizada pela Agência Europeia do Medicamento.
Portugal é um dos países europeus que decidiu seguir à risca a legislação relativa ao certificado digital. E, por isso, para já, só aceita vacinas aprovadas pela EMA. Mas há países europeus que já reconhecem a versão indiana da AstraZeneca.
A decisão do Governo português, na prática, fecha a porta a quase cinco milhões de potenciais turistas britânicos, que têm uma ou ambas as doses da vacina da AstraZeneca fabricada pelo Instituto Serum da Índia.
Veja mais:
- Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo
- Covid-19. Modalidade Casa Aberta disponível para maiores de 30 anos
- Covid-19. Autoagendamento da vacinação já está disponível para os 16 e 17 anos
- Covid-19. Pais e profissionais de saúde pedem orientações claras sobre vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos
- DGS deverá anunciar em breve as normas de vacinação dos 12 aos 15 anos