A Agência Espanhola de Medicamentos autorizou os testes clínicos para a vacina desenvolvida pela empresa espanhola Hipra, disse o primeiro-ministro Pedro Sánchez.
"A agência espanhola de medicamentos e produtos de saúde autorizou testes clínicos da vacina espanhola contra a covid-19 em humanos", disse Sánchez nuam conferência de imprensa em Lanzarote.
O ensaio vai contar com a vacina espanhola e com outras vacinas previamente autorizadas para evitar que os voluntários reconheçam a dose. Os testes vão exigir dezenas de voluntários que irão ser recrutados nos hospitais espanhóis.
De acordo com o El País, a vacina é "baseada em duas proteínas, uma correspondente à variante alfa e outra à variante beta, que se unem para formar uma estrutura única chamada dímero e que são acompanhadas por um componente que aumenta a resposta imunitária".
O mesmo mecanismo é utilizado pelas vacinas Novavax e Sanofi/GSK que estão a ser avaliadas pela Agência Europeia do Medicamento. A grande diferença da vacina espanhola é que contém proteínas de duas variantes diferentes, uma alteração feita à versão inicial para ser mais eficaz contra variantes.