Espanha aprovou esta terça-feira a vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e 11 anos.
A campanha de vacinação desta faixa etária começa a 15 de dezembro, dois dias após a chegada das vacinas pediátricas ao país.
Um dos principais motivos que levou Comissão de Saúde Pública a aprovar a vacinação nesta faixa etária é a elevada incidência de casos entre os 5 e os 11 anos: 412 casos por 100.000 habitantes, quase o dobro da incidência nacional espanhola, que se situa em 248 casos por 100.000 habitantes, explica o El País.
Depois das crianças, a faixa etária com maior número de novos casos é entre os 30 e 50 anos, ou seja a idade da maioria dos pais, acrescenta o jornal espanhol.
Espanha espera receber 3,2 milhões de vacinas pediátricas entre dezembro e janeiro, de forma a vacinar com a primeira dose praticamente todas as crianças entre 5 e 11 anos (3,3 milhões). A segunda dose será dada com um intervalo de oito semanas.
A ministra da Saúde espanhola explicou que vão ser as comunidades autónomas a decidir como vai decorrer a vacinação das crianças. Para tornar o processo mais fácil, está a ser ponderado fazer a vacinação nas escolas, mas a ministra da saúde preferiu não se comprometer.
Esta decisão surge na sequência da aprovação da vacina Pfizer para as crianças entre os 5 e os 11 anos pela Agência Europeia do Medicamentos e após luz verde do grupo de técnicos conselheiros das autoridades de saúde espanholas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa apelou esta terça-feira, perante a evolução da pandemia de covid-19, a uma melhor proteção das crianças dos 5 aos 14 anos, atualmente a faixa etária mais afetada.
Saiba mais:
- Covid-19: OMS Europa quer melhor proteção das crianças, atualmente as mais afetadas
- Covid-19: dados sobre vacinação das crianças são suficientes para transmitir segurança, diz pediatra
- Mais novos "dão o braço" pela luta contra a covid-19
- Covid-19: crianças com doenças crónicas deverão ser as primeiras a ser vacinadas