Web Summit

Direitos humanos: "A democracia é algo pelo qual temos de lutar todos os dias"

Exclusivo Online

Direitos humanos: "A democracia é algo pelo qual temos de lutar todos os dias"
Ana Isabel Pinto

A atualidade tem vindo a destacar movimentos de luta pelos direitos humanos. Deborah Archer, presidente da ACLU, lembra que a democracia “é frágil” e que é preciso continuar a lutar para manter os direitos que já foram alcançados. O sonho de um mundo com direitos iguais é o que a move nesta demanda.

Desde o início do século XX que a American Civil Liberties Union (ACLU) luta pela igualdade e pela defesa dos direitos humanos. Deborah Archer, presidente da ACLU, lembra que os direitos alcançados não são garantidos e que é necessário lutar sempre. Num mundo mais radicalizado, mas também mais consciente para os problemas da desigualdade, é o sonho por um mundo sem desigualdade que motiva a luta diária.

Parece que atualmente a luta pelos direitos iguais tem sido mais intensa. O movimento Black Lives Matter é um exemplo. O mundo está mais consciente destes problemas?

Eu acredito que o mundo está agora, certamente, mais consciente dos problemas. A luta por justiça racial e contra a discriminação tem ocorrido nos Estados Unidos desde que os primeiros escravos chegaram aos EUA e reivindicaram a sua liberdade. Mas, agora, com as redes sociais, com os vídeos e com os meios de comunicação social,