Meteorologia

Todos os distritos sob aviso amarelo por causa da chuva

Chuva poderá ser forte e acompanhada de trovoada.

Todos os distritos sob aviso amarelo por causa da chuva
Armando Franca

Todos os distritos de Portugal continental estão a partir das 09:00 desta quarta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser por vezes forte, acompanhada de trovoada.

O IPMA prevê um agravamento do tempo desde as 09:00 até por volta das 18:00, hora até à qual vão se manter os avisos nos 18 distritos.

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo entre as 12:00 desta quarta-feira e as 00:00 de quinta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 4 a 4,5 metros.

Também o arquipélago da Madeira está com aviso amarelo por causa da agitação marítima, a partir das 09:00 desta quarta-feira e até às 00:00 de sexta-feira.

A ilha do Porto Santo, a costa sul, costa norte e as regiões montanhosa da Madeira estão também esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora até às 12:00 de quinta-feira.

Quase 3.000 ocorrências, metade das quais em Lisboa

Na terça-feira, até às 22:30, a Proteção Civil registou quase 3 mil ocorrências, das quais metade no distrito de Lisboa. Foram sobretudo inundações.

Uma pessoa ficou ferida de forma ligeira em Alcântara, uma das zonas mais afetadas pelas cheias.

Cerca de 82 pessoas ficaram desalojadas na sequência do temporal que se fez sentir nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém e Castelo Branco.

O último balanço da Proteção Civil realizou-se na terça-feira ao início da noite, com alertas para o possível agravamento do estado do tempo.

Loading...

Risco de inundações continua a existir com túneis de drenagem. Porquê?

O arquiteto Henrique Pereira dos Santos diz que os túneis de drenagem vão ajudar a que as cheias aconteçam com menos frequência.

No entanto, alerta que o risco não vai desaparecer porque a longo prazo as zonas com maior probabilidade de inundações vão continuar a ser ocupadas por habitações.

Loading...

"Vamos deixar de ter cheias tão frequentemente e isso fará com que perceção de risco diminua (...). Mas o risco continua a existir porque o sistema pode não funcionar numa determinada altura. Se não funcionar, danos vão ser maiores porque ocupámos a baixa a achar que era completamente seguro".

As estações meteorológicas da região de Lisboa registaram entre segunda-feira e esta terça-feira "os valores mais elevados" de precipitação de Portugal continental, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em três horas, segundo o instituto, os valores mais elevados acumulados foi de 76.9mm, entre o período 03:10 e as 06:10, na estação Lisboa/Gago Coutinho, e de 73.5mm na estação de Lisboa/Relógio.