Os últimos dias foram marcados por temperaturas baixas, mas esta semana a tendência vai inverter-se. Os termómetros vão subir, mas a chuva também está de volta.
Para os próximos dias é esperado um aumento das temperaturas, a precipitação também está de regresso e deverá permanecer até dia 15 de março.
"Nos próximos dias teremos alguma chuva, as temperaturas irão aumentar e, de facto, a partir do dia 10 de março teremos novamente uma dorsal africana que irá transportar uma grande quantidade de ar quente e poderemos ter as temperaturas a chegar aos 25/26°C, no próximo fim de semana, inclusive nas regiões do centro e do Sul poderão chegar aos 27°C.", disse o climatologista Mário Marques, na manhã desta segunda-feira, na SIC Notícias.
As temperaturas aumentarem "não é nada de anormal, em março costumamos ter essas oscilações" garante o climatologista.
O regresso da precipitação é benéfico, uma que vez que já não acontece há vários dias.
"Esta semana teremos a continuação de alguns dias com precipitação, será uma excelente rega, visto que nos últimos 45 dias há anomalias em praticamente todos os pontos do Norte e Centro, de cerca de menos 75 a 80% de chuva do que é normal.", afirmou Mário Marques.
Não é esperada precipitação a partir do dia 10 de março, no entanto poderá ocorrer alguns chuviscos mais a Norte, mas algo pontual. Não se espera precipitação até ao dia 15 de março, altura em que poderemos ter um retrocesso e aí podemos ter uma nova mudança de padrão, de acordo com o climatologista.
Podem repetir-se episódios de cheias?
"Não, de modo algum. Será uma chuva saudável, quer em termos agrometeorológicos, quer mesmo em termos de limpeza do ar, porque a qualidade do ar estava muito má devido ao fluxo constante de leste e sudeste", adiantou Mário Marques reforçando que será uma chuva saudável para a rega dos solos e também benéfica para as barragens.
As temperaturas vão aumentar, mas não guarde já o casaco
Mário Marques avisa que o mês de março "tem uma grande variação de temperaturas" e de manhã "teremos sempre de usar casaco". No entanto, "entre o dia 10 e o dia 13 de março existirão temperaturas noturnas não muito baixas, mas depois poderemos ter, a partir da segunda quinzena do mês, uma mudança de padrão" que será "relativamente mais fresquinho".