Meteorologia

Prepare-se para o calor: temperaturas podem ultrapassar os 35ºC

Na sexta-feira, Évora e Beja podem chegar (ou até ultrapassar) os 37ºC. A partir de 22 de junho, as temperaturas sobem ainda mais, com os termómetros a ultrapassar os 40ºC em “muitos locais” e o restante território acima dos 35ºC, indicam as previsões do IPMA.

Prepare-se para o calor: temperaturas podem ultrapassar os 35ºC
Ana Brigida

As temperaturas já começaram a subir. A partir desta quinta-feira, estão previstos valores acima dos 35ºC, com algumas regiões a poderem atingir os 38ºC na sexta-feira. A partir de dia 22, o calor torna-se ainda mais intenso, devido ao fenómeno climático El Niño.

Para esta quinta-feira, está prevista uma "subida da temperatura máxima" no Continente e uma "pequena subida" da mínima na região Sul e no interior da região Centro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas podem ser superiores a 35ºC em algumas regiões, como Beja, Évora e Santarém.

Já para Lisboa, Setúbal estão previstos 33ºC e 34ºC, respetivamente.

No Algarve, os termómetros podem chegar aos 32ºC, assim como Portalegre e Braga.

O restante continente poderá rondar os 30ºC (ou pouco menos), com exceção para Aveiro, cuja temperatura máxima será de 25ºC, e da Guarda, com 26ºC.

Nas ilhas, o tempo será diferente. Na Madeira e nos Açores, os termómetros não passarão dos 25ºC. Estão previstos alguns aguaceiros para a Horta e São Miguel.

Para sexta-feira, os termómetros sobem (ainda mais) em algumas regiões, segundo as previsões do IPMA. Évora poderá chegar aos 38ºC e Beja aos 37ºC. Para Setúbal e Santarém estão previstos 35ºC de máxima. Castelo Branco e Portalegre devem registar 34ºC de máxima.

Para o restante continente estão previstos 30ºC de máxima ou abaixo disso.

Na Madeira e nos Açores, a sexta-feira será idêntica a quinta-feira.

"Suavização das temperaturas" no fim de semana

No fim de semana, deverá aparecer uma pequena depressão noroeste, que deverá levar a uma "suavização das temperaturas" em Portugal durante dois ou três dias.

"Quando a depressão sair da área de influência da Península Ibérica e migrar ligeiramente para noroeste - no dia 20, sensivelmente, ou 21 – poderemos ter o que chamamos a verdadeira primeira onda de calor", informa o climatologista Mário Marques.

Nessa altura, "as temperaturas poderão superar os 35ºC ou 36ºC em todo o território", com "muitos locais a ultrapassar os 40ºC". Esta onda de calor poderá durar "quatro, cinco ou até seis dias consecutivos".

Loading...

"Calor tórrido"

A influência do fenómeno climático El Niño, que pode fazer deste e do próximo ano dos mais quentes de sempre, também vai chegar a Portugal e já na próxima semana, a partir de dia 22, quando o calor se torna mais intenso.

"Podemos ter temperaturas acima da média, com subidas de 10 a 12 graus, na maior parte das regiões da Península Ibérica. Poderá ser uma situação de calor tórrido", explica à SIC Mário Marques.

O especialista refere ainda que o El Niño pode provocar ainda “um aquecimento das águas”.

Há vários distritos do país que vão ficar muito perto ou até mesmo atingir os 40 graus, sobretudo no Interior.

O El Niño é um fenómeno caracterizado por temperaturas superficiais mais elevadas no Oceano Pacífico equatorial, mas que tem consequências para todo o planeta, explica o especialista Tom di Liberto.

Os especialistas acreditam que poderemos ter um "Super El Niño" com um pico de intensidade no final de 2023, mas com efeitos que se prolongam ao longo de 2024.

Praia
Loading...