O tufão Co-may, que entretanto passou a tempestade tropical, atingiu o norte das Filipinas esta sexta-feira manhã, causando grandes inundações. Milhares de pessoas ficaram desalojadas, agravando a situação depois de uma semana de fortes chuvas que causaram pelo menos 25 mortes.
As equipas de resgate filipinas não têm tido mãos a medir.
Apesar de ter enfraquecido e passado a tempestade tropical, estão à vista os danos causados pelo tufão Co-may, que atingiu a costa com rajadas de vento que chegaram aos 165 quilómetros por hora.
O Co-may intensificou as chuvas das monções, que alagaram várias regiões durante mais de uma semana, com enchentes que chegaram à altura da cintura.
"Não conseguimos salvar nada, os nossos pertences, porque estava tudo submerso. A máquina de lavar roupa, a cama, a panela de arroz. Toda a nossa roupa ficou submersa. Não conseguimos salvar grande coisa."
A população que vive perto dos rios foi retirada de casa por precaução.
Esta foi a quinta tempestade a atingir as Filipinas desde o início das monções, em junho. Segundo os meteorologistas, até o final do ano, mais de uma dúzia de tempestades deverão atingir o país do sudeste asiático.