Uma árvore de grande porte caiu, na manhã desta quarta-feira, em São Marcos, no concelho de Sintra, danificando pelo menos quatro carros estacionados na rua.
No local, estiveram equipas da Proteção Civil e dos bombeiros a proceder à remoção dos ramos e à limpeza da via, bem como o presidente da Câmara Municipal de Sintra, que assegura assumir os prejuízos aos moradores afetados.
Segundo os residentes, as árvores da zona têm várias décadas e já apresentavam sinais de fragilidade.
“Isto já não é uma questão de se vão cair, é de quando vão cair", lamentou um residente, que viu o seu carro a ser atingido pela árvore.
Autarca garante que vai assumir os prejuízos
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, deslocou-se ao local para avaliar os estragos e garantir apoio às famílias afetadas.
“São quatro viaturas afetadas, três famílias. Os munícipes não podem ficar com a sua vida pendurada. A Câmara Municipal de Sintra assumirá as suas responsabilidades”, afirmou.
Marco Almeida anunciou ainda a aquisição urgente de um serviço de poda de árvores, recurso que o concelho não tinha disponível.
“Preocupa-me muito que situações como esta se repitam. Determinei, junto dos serviços municipais, rapidamente a aquisição de um serviço de poda de árvores, porque estávamos sem esse recurso no concelho", assegurou o autarca.
A autarquia compromete-se, ainda, a suportar os custos relativos aos danos provocados pela queda da árvore.
“A queda de árvores não é uma responsabilidade dos munícipes, mas sim da falta de manutenção da própria Câmara Municipal de Sintra”, concluiu Marco Almeida.

A força do vento e a chuva intensa que se fizeram sentir durante a madrugada desta quarta-feira provocaram vários estragos em Lisboa. No Largo Dona Estefânia, no centro da cidade, uma árvore caiu e atingiu um automóvel estacionado.
No local, equipas da Câmara Municipal de Lisboa e dos bombeiros procederam à remoção dos ramos. Uma das viaturas atingidas ficou danificada, e a rua que dá acesso ao Largo da Estefânia encontra-se temporariamente cortada até os trabalhos de limpeza e segurança estiverem finalizados.
