Meteorologia

ENTREVISTA SIC NOTÍCIAS

Especialista alerta para falhas na Proteção Civil e defende reforço da prevenção e planeamento nos municípios

O especialista em Proteção Civil André Morais alerta para lacunas no planeamento estratégico em Portugal e defende que os municípios reforcem a prevenção, a mitigação e os sistemas de apoio à decisão, sublinhando que a Proteção Civil não deve limitar-se à resposta a emergências, mas ser sobretudo um instrumento de planeamento e prevenção.

Loading...

A depressão Cláudia tem provocado destruição em várias regiões de Portugal continental. Até ao momento, há registo de pelo menos três vítimas mortais e vários feridos, bem como de dezenas de pessoas desalojadas. As autoridades alertam para a manutenção de condições meteorológicas adversas, com chuvas intensas, ventos fortes e risco de inundações, e apelam à população para que evite deslocações desnecessárias e siga as instruções de segurança.

Em entrevista à SIC Notícias, André Morais sublinhou a necessidade de Portugal continuar a reforçar a capacidade de resposta a tempestades desta dimensão.

O especialista destacou ainda a importância de apostar no planeamento, na prevenção e na mitigação por parte da Proteção Civil, salientando que estas medidas são fundamentais para reduzir os impactos de fenómenos meteorológicos extremos.

“É importante perceber que as pessoas podem viver tanto no interior como no litoral, no norte ou no sul, e não precisam de estar expostas a perigos desnecessários. Por isso, quando olhamos para esta questão, é fundamental avaliar se os municípios estão a elaborar os seus planos prévios de intervenção e se existe uma articulação eficaz do planeamento estratégico. Na minha opinião técnica, é aqui que se verifica uma falha. É olharmos para a Proteção Civil como uma resposta, mas ser verdade planeamento e prevenção", defende o especialista.

André Morais defende que os decisores políticos ao nível municipal adotem políticas públicas de Proteção Civil que não se limitem apenas ao apoio aos "first responders".

Segundo o especialista, é fundamental dispor de sistemas de informação geográfica devidamente apetrechados, sistemas de apoio à decisão, planos prévios de intervenção e a realização de exercícios de Proteção Civil. Além disso, sublinha a importância de equipas técnicas capazes de realizar análises de risco e promover a prevenção estrutural.