O Presidente da República recusa dizer se considera que Portugal está preparado para enfrentar tempestades como a dos últimos dias. Marcelo Rebelo de Sousa diz apenas que o tema é da competência do Governo.
Um tornado atingiu Albufeira, no Algarve, e provocou uma morte e quase 30 feridos. O fenómeno provocou danos no Parque de Campismo de Albufeira e num resort.
Em declarações aos jornalistas, lamenta a vítima mortal, a terceira da depressão Cláudia, e mostra-se solidário com as pessoas feridas.
Questionado se Portugal está preparado para tempestades como a dos últimos dias, Marcelo Rebelo de Sousa diz que é uma "matéria da competência do Governo".
O Presidente da República considera que os portugueses foram "muito sensatos" e disciplinados na prevenção da depressão Cláudia, manifestando solidariedade pela morte e pelos feridos, este sábado de manhã, em Albufeira.
"Para aquilo que aconteceu, os lisboetas e os algarvios e [portugueses] de outros pontos do país mais atingidos, foram muito sensatos na maneira como reagiram àquilo que foi noticiado como podendo vir a acontecer", defende.
O chefe de Estado, deu como exemplo "um trânsito menor" na Grande Lisboa, que terá acontecido por muitas pessoas terem ficado a trabalhar desde casa, evitando, assim, deslocações desnecessárias.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na sessão solene comemorativa dos 40 anos da Mesquita Central de Lisboa.