Meteorologia

Portugal está preparado para enfrentar tempestades? "Matéria é da competência do Governo", diz Presidente Marcelo

A depressão Cláudia, que atingiu Portugal nos últimos dias, já fez três vítimas mortais. Depois de um casal morrer numa casa inundada no Seixal, uma idosa britânica de 85 anos morreu num tornado que, este sábado, atingiu um parque de campismo em Albufeira.

Loading...

O Presidente da República recusa dizer se considera que Portugal está preparado para enfrentar tempestades como a dos últimos dias. Marcelo Rebelo de Sousa diz apenas que o tema é da competência do Governo.

Um tornado atingiu Albufeira, no Algarve, e provocou uma morte e quase 30 feridos. O fenómeno provocou danos no Parque de Campismo de Albufeira e num resort.

Em declarações aos jornalistas, lamenta a vítima mortal, a terceira da depressão Cláudia, e mostra-se solidário com as pessoas feridas.

Questionado se Portugal está preparado para tempestades como a dos últimos dias, Marcelo Rebelo de Sousa diz que é uma "matéria da competência do Governo".

O Presidente da República considera que os portugueses foram "muito sensatos" e disciplinados na prevenção da depressão Cláudia, manifestando solidariedade pela morte e pelos feridos, este sábado de manhã, em Albufeira.

"Para aquilo que aconteceu, os lisboetas e os algarvios e [portugueses] de outros pontos do país mais atingidos, foram muito sensatos na maneira como reagiram àquilo que foi noticiado como podendo vir a acontecer", defende.

O chefe de Estado, deu como exemplo "um trânsito menor" na Grande Lisboa, que terá acontecido por muitas pessoas terem ficado a trabalhar desde casa, evitando, assim, deslocações desnecessárias.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na sessão solene comemorativa dos 40 anos da Mesquita Central de Lisboa.