A depressão Davide vai afetar a partir desta sexta-feira. a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que a depressão Davide vai provocar até à manhã de domingo ondas de oeste/noroeste até 5,5 metros de altura significativa.
A agitação marítima vai diminuir temporariamente durante o dia de domingo e até meio da tarde de segunda-feira.
Adicionalmente, prevê-se chuva persistente, e por vezes forte a partir do final de dia desta sexta-feira e até meio da tarde de sábado no Minho e Douro Litoral, e nos distritos de Aveiro, Vila Real e Viseu.
Por isto, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, em especial nas zonas montanhosas ,entre as 00:00 e as 15:00 de sábado.
A depressão Davide não vai ter efeitos no arquipélago da Madeira.
Por causa da agitação marítima, o IPMA já tinha emitido avisos para toda a costa portuguesa para esta sexta-feira e no fim de semana.
Todos os distritos da costa portuguesa estão sob aviso amarelo até às 21:00 desta sexta-feira.
O IPMA emitiu para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga aviso laranja entre as 12:00 e as 18:00 de sábado, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Também por causa da ondulação, estão sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 18:00 de hoje e depois entre as 12:00 de sábado e as 03:00 de domingo.
Devido ao estado do mar, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz estão condicionadas, segundo informação divulgada no site da Autoridade Marítima Nacional.
