A passagem da depressão Kristin provocou estragos graves em Ansião, distrito de Leiria, com casas e estruturas danificadas pelo vento e pela chuva intensa.
De acordo com relatos no terreno, uma loja de produtos agrícolas foi completamente destruída pela força do vento, e chapas metálicas projetadas atingiram casas próximas e até um camião.
Chaminés caíram, estruturas foram destruídas e vários telhados arrancados.
Um antigo bombeiro da região descreveu os danos que sofreu em casa:
“O meu telhado da garagem caiu, as árvores caíram. Foram todas as casas, caíram os telhados todos, inclusive a casa da minha mãe também ficou sem telhado.”
O homem recordou ainda tempestades anteriores:
“Vi uma tempestade há uns anos que também foi muito grande, mas não deu tanto prejuízo como esta agora. Esta afetou muito as habitações.”
Emocionado, explicou que teve de se afastar de casa para lidar com a situação:
“Sai de casa para não ver o prejuízo que lá tenho. Estava a sofrer muito a ver aquilo. Vim para os bombeiros para me salvaguardar.”
Portugal continental está a ser fortemente afetado pelos efeitos da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir vários avisos.
O instituto qualificou Kristin como uma “ciclogénese explosiva”, termo usado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.
A Proteção Civil mantém-se em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.
Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados.
Acompanhe aqui ao minuto todas as notícias sobre a depressão Kristin
