As zonas junto ao mar estão em alerta especial. As autoridades recomendam cuidado porque as ondas podem atingir os 11 metros de altura.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Braga, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja devido à forte agitação marítima. O alerta deverá prolongar-se até quarta-feira.
Estão previstas ondas com 5 a 6 metros, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta que podem atingir os 11 metros de altura.
A forte agitação marítima tem-se feito sentir em todo o país. Em Matosinhos, no Porto, as ondas do mar abriram uma fissura no muro-cortina do quebra-mar exterior norte do porto de Leixões.
Avarias na rede elétrica aumentaram, mais de mil militares das Forças Armadas destacados para ajudar populações
Apesar dos danos registados, as condições de segurança da barra de Leixões não foram comprometidas. A reparação da estrutura está prevista para quando a agitação marítima diminuir.
Uma situação ilustrativa das condições meteorológicas adversas, que levam as autoridades a reforçar o apelo à vigilância junto da população.
Para além dos dez distritos do litoral, também a Madeira está sob aviso laranja, tanto para a costa norte como para Porto Santo, devido à forte agitação das ondas do mar.
