Mundo

EUA enviam equipa de fuzileiros para a Líbia depois de atentado contra o consulado americano

Os Estados Unidos vão enviar para a Líbia uma equipa de fuzileiros, após o atentado ao consulado norte-americano em Benghazi, que causou a morte ao embaixador e a outros três funcionários, anunciou hoje fonte do Pentágono.

Reuters
© Esam Al-Fetori / Reuters

"Os fuzileiros vão enviar uma equipa "FAST" (sigla em inglês para Equipa de Segurança Antiterrorismo), disse uma fonte do Pentágono citada pela agência France Presse sob anonimato. 

A decisão de enviar a equipa, que integrará meia centena de soldados, acontece depois de manifestantes enfurecidos com o filme "Inocência dos Muçulmanos" terem atacado na terça-feira à noite o consulado dos Estados Unidos em Benghazi, no leste da Líbia.  

O embaixador norte-americano e outros três funcionários da embaixada foram mortos quando se deslocaram a Benghazi para tentar retirar o pessoal do consulado. 

No Egito, manifestantes escalaram as paredes da embaixada dos Estados Unidos, no Cairo, e substituíram a bandeira norte-americana por uma bandeira islâmica. 

Condenando os acontecimentos em Benghazi, o Presidente norte-americano, Barack Obama, a pediu à administração que sejam disponibilizados "todos os recursos necessários para garantir a segurança do pessoal na Líbia e reforçar a segurança em todas as representações diplomáticas no mundo".

Lusa