Mundo

Pai de Snowden aconselha-o a ficar na Rússia

O pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou uma rede de espionagem global dos Estados Unidos, aconselhou-o a ficar na Rússia, onde pediu asilo temporário, em entrevista à televisão pública russa. 

(Reuters/Arquivo)
© Bobby Yip / Reuters

"Ed, está tudo bem connosco, amamos-te e esperamos que nos possamos  ver em breve. Mas primeiro quero que estejas em segurança", declarou Lon  Snowden em entrevista à televisão Rossia 24. 

O pai de Snowden considera que a Rússia tem a "possibilidade de proteger"  o filho. 

"Se estivesse no seu lugar, estaria grato pelas ofertas da Venezuela,  do Equador e da Bolívia, mas vemos o que se passou recentemente com o avião  do Presidente (boliviano) Evo Morales", apontou.  

Por suspeitas de Snowden se encontrar no seu avião, Evo Morales teve  de realizar, depois de deixar Moscovo, uma escala forçada de 13 horas em  Viena por vários países europeus, incluindo Portugal, se terem recusado  a autorizar o avião a sobrevoar os respetivos territórios. 

"Penso que a Rússia tem a firme intenção e a possibilidade de proteger o meu filho. Se estivesse no lugar dele, ficaria na Rússia", disse. 

Edward Snowden está desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto  de Moscovo e pediu asilo temporário à Rússia. Washington reclama a sua extradição  para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem. 

  Lusa