Mundo

Nicolás Maduro usa poderes especiais para aprovar duas novas leis na Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro,  assinou quinta-feira dois novos diplomas para controla custos, preços e  lucros de venda de produtos no país e de criação de dois organismos para  regular exportações e acesso a divisas para importações. 

(Reuters/ Arquivo)
© Jorge Silva / Reuters

A aprovação dos diplomas decorreu ao abrigo da 'Lei Habilitante', aprovada  terça-feira pela Assembleia Nacional e que lhe concede poderes especiais  para legislar por decreto sem controlo parlamentar em matéria de combate  à corrupção e à "guerra económica". 

O primeiro diploma visa "proteger a família venezuelana" e as "liberdades  e os direitos económicos do povo que trabalha". 

"Não estamos a brincar, isto é para proteger os que trabalham (...)  temos trabalhado para criar uma só lei orgânica que junte todas as leis  existentes em matéria económica", disse. 

Nicolás Maduro explicou que a lei será divulgada para que o povo a passe  a conhecer e seja o seu garante de aplicação e disse que as recentes medidas  do seu Governo "são apenas a ponta de icebergue". 

"Pela via Habilitante (poderes especiais) vou baixar os preços dos arrendamentos  dos centros comerciais", disse, frisando que os preços dos produtos no país  vão continuar a baixar. 

O Presidente assinou ainda um segu de controlo cambial que impede  a livre obtenção de moeda estrangeira no país e estes dois organismos, segundo  Nicolás Maduro, vão "mudar as regras de jogo" no sistema de entrega de divisas.

O chefe de Estado precisou que as empresas que solicitem dólares para  as importações deverão assinar um "contrato" com o Estado sobre o uso das  divisas atribuídas, que deixarão de ser entregues diretamente aos importadores.

"Não se depositará esses dólares, (isso) acabou-se. Os dólares não se  vão (embora do país). Os dólares que se entreguem para importar serão depositados  numa conta aqui na Venezuela e só serão mobilizados quando se tiver que  pagar um serviço", concluiu. 

 

Lusa