Mundo

Nicolás Maduro lidera delegação venezuelana nas cerimónias fúnebres de Nelson Mandela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lidera  a delegação venezuelana que viajará para Joanesburgo para participar nas  cerimónias fúnebres de Nelson Mandela, anunciou hoje o ministro venezuelano  de Relações Exteriores. 

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Reuters)
© Carlos Garcia Rawlins / Reuters

O anúncio teve lugar durante uma entrevista à Unión Rádio, durante a  qual Elías Jaua confirmou que está previsto que uma delegação venezuelana  acompanhe o Chefe de Estado, sem avançar mais pormenores. 

O funeral oficial de Mandela terá lugar a 10 de dezembro em Joanesburgo  e posteriormente será enterrado a 15 de dezembro, segundo informou o Presidente  da África do Sul, Jacob Zuma. 

Ao saber da morte de Nelson Mandela, o Presidente da Venezuela decretou  três dias de luto nacional e enviou uma carta ao seu homólogo da África  do Sul expressando pesar. 

A morte de Nelson Mandela aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira  à noite por Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

Mandela, líder da luta contra o "apartheid", esteve preso 27 anos, e  foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999 

Os presidentes dos Estados Unidos, do Brasil e de Cuba contam-se entre  os oradores na homenagem fúnebre a Nelson Mandela em Joanesburgo, na terça-feira,  numa cerimónia transmitida em direto para todo o mundo. 

Barack Obama, Dilma Rousseff e Raul Castro constam da lista de perto  de uma centena de governantes estrangeiros presentes na cerimónia a realizar  em Joanesburgo, em tributo ao líder da luta anti-'apartheid' e "pai da nação"  sul-africana, que morreu na quinta-feira aos 95 anos.  

De acordo com o programa oficial hoje divulgado, o secretário-geral  das Nações Unidas, Ban Ki-moon, um amigo, diversas crianças e o Presidente  sul-africano, Jacob Zuma, também vão usar da palavra para celebrar a memória  do primeiro Presidente negro da história do país.  

A cerimónia vai decorrer entre as 11:00 e as 15:00 (09:00 e 13:00, hora  de Lisboa), no imenso estádio Soccer City de Soweto, a sul de Joanesburgo,  onde Nelson Mandela protagonizou a sua última aparição pública em 2010,  na final do campeonato do mundo de futebol. 

Lusa