Mundo

Nicolás Maduro assina decreto para baixar o preço dos carros na Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro,  assinou na noite de terça-feira um decreto que regula a produção, compra  e venda de carros no país. 

(AP/ Arquivo)
Ariana Cubillos

"Está pronto o decreto para regular e fortalecer o mercado de viaturas,  baixar os preços dos carros produzidos na Venezuela, dos importados e dos  carros usados", disse. 

A assinatura teve lugar num ato no palácio presidencial de Miraflores  durante o qual sublinhou que o seu Governo está a "atuar com muita clareza"  e que o decreto estabelece também a "proibição de especular com viaturas  usadas". 

"Vou assinar este decreto para regular os preços, eliminar as mafias  e pôr o preço justo à porta da fábrica e daí ao comprador", disse. 

Por outro lado explicou que em 1998 a havia um carro por cada 10,9 pessoas,  média que atualmente baixou para um carro por cada cinco pessoas. 

Segundo Nicolás Maduro o Governo venezuelano vai controlar "o processo  de produção e fiscalização de viaturas" e estabelecer as margens de lucro,  passando os proprietários das lojas de carros a estarem impedidos de condicionar  as vendas ou as preferências. 

Anunciou ainda que os cidadãos que abram conta em moeda estrangeira  nos bancos estatais venezuelanos poderão solicitar autorização para comprar  e importar viaturas novas. 

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que  impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país.  

Para comprar uma viatura, os compradores devem dirigir-se às lojas especializadas  e, depois de se inscreverem, esperam vários meses pelo carro novo, cujo  modelo e cor muitas vezes é imposto pelos vendedores. 

A alta inflação e as dificuldades para conseguir comprar carro novo  provocou a subida dos preços das viaturas usadas, que muitas vezes, poucos  dias depois de saírem das lojas são revendidas a terceiros por um valor  mais elevado do que o original. 

Um empresário português, proprietário de um 'stand', explicou à agência  Lusa, a título de exemplo, que um carro usado que foi vendido no ano 2005  custa atualmente quase dez vezes mais o seu valor original. Um preço que  é muito próximo dos modelos novos atuais. 

A 8 de novembro, o Presidente da Venezuela obrigou as lojas de eletrodomésticos  do país a baixarem os preços, na sequência de inspeções que detetaram alegados  "aumentos injustificados". 

Dois dias depois, Nicolás Maduro anunciou que o seu Governo vai impor  limites ao lucro em todas as áreas da economia e estabelecer penas de prisão  mais pesadas para os empresários que especulem. 

Entretanto as inspeções estão a ser alargadas a outras áreas da economia  como os alimentos, viaturas, calçados, têxteis, brinquedos e alugueres.

Lusa