Mundo

Coreia do Norte ameaça responder com "mar de fogo" aos Estados Unidos

A Coreia do Norte ameaçou hoje responder com "mar de fogo" a qualquer ação militar ou sanções dos Estados Unidos, no dia seguinta à adoção pela ONU de novas medidas de pressão contra Pyongyang.

Coreia do Norte ameaça responder com "mar de fogo" aos Estados Unidos
KCNA KCNA

"No dia que os Estados Unidos se atreverem a provocar a nossa nação com armas nucleares ou com sanções, o território norte-americano ficará submerso num inimaginável mar de fogo", advertiu o diário oficial norte-coreano Rodong Sinmun. Em editorial, o jornal acusou os Estados Unidos e aliados de manterem uma política hostil contra o país asiático e de arriscarem a autodestruição, sublinhando a necessidade de a Coreia do Norte ter armas nucleares para a sua defesa.

"O empenho do grupo de Trump de manter este atoleiro só terá como consequência motivar mais o nosso exército e dar mais razões à República Popular Democrática da Coreia para ter armas nucleares", destacou o diário do Partido dos Trabalhadores.

"A capacidade de empreender uma potente guerra dissuassora é uma escolha estratégica de defesa do nosso povo, que já atravessou um conflito bélico horrendo", acrescentou.

As sanções adotadas no sábado pelo Conselho de Segurança da ONU aumentam a pressão sobre o regime de Kim Jong-un ao proibir aos Estados-membros da ONU a compra de várias exportações norte-coreanas, reduzindo até mil milhões de dólares (849 milhões de euros) por ano os rendimentos de Pyongyang.

Lusa