Mundo

Irma: para onde vai e o que já destruiu

O diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos da América disse esta sexta-feira que o Irma vai "devastar" a Florida e os estados vizinhos. A tempestade já atingiu várias ilhas das Caraíbas, deixando um rasto de destruição para trás e fazendo pelo menos 12 mortos. O Irma diminui à categoria 4, mas espera-se que continue com intensidade com seu caminho para os Estados Unidos da América.

Irma: para onde vai e o que já destruiu
Ricardo Rojas

Brock Long avançou que algumas áreas da Florida poderiam ficar em energia durante vários dias. Segundo a BBC, cerca de 500 mil pessoas do estado norte-americano terão de sair das suas casas.

O furacão Irma deixou um rasto de destruição nas Caraíbas, afetando cerca de 1,2 milhões de pessoas. Pelo menos 12 pessoas morreram. A tempestade diminuiu para a categoria 4, mas as autoridades alertam que o Irma continua "extremamente perigoso".

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos da América adiantou que a Florida iria ser atingindo, durante o fim de semana por ventos com 270 quilómetros por hora. "O furacão Irma continua a ser uma ameaça que irá devastar tanto a Florida como alguns estados vizinhos", disse Brock Long, citado pela BBC.

Onde está o Irma - e para onde vai a seguir?

A tempestade, que recentemente atingiu as Ilhas Turcas e Caicos e trouxe chuva torrencial à República Dominicana e Haiti, estava a seguir em direção a Cuba e às Bahamas. De acordo com a Reuters, cerca de 50 mil turistas deixaram Cuba nos últimos dias.

Nas Bahamas, foi ordenada a evacuação das zonas costeiras e mais a sul. Nas Ilhas Turcas e Caicos, o Irma arrancou telhados, inundou as ruas e causou um apagão. O mesmo aconteceu na República Dominicana e no Haiti, com menos impacto.

A tempestade deverá atingir a Florida no fim de semana. Brock Long acredita que o Irma terá um impacto "realmente devastador" no estado norte-americano. O sul da Florida "pode ficar inabitável durante semanas ou meses", por causa da tempestade, de acordo com as informações dadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia.

Que outras zonas foram já atingidas?

Saint-Martin e Saint-Barthélemy: danos significativos, apagões e problemas no abastecimento de água.
Ilhas Turcas e Caicos: danos significativos, apesar se não se saber ao certo a extensão destes.
Barbuda: 95% dos edifícios ficaram destruídos ou danificados, deixando a ilha praticamente inabitável. O primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, estimou que a reconstrução irá custar mais de 80 mil euros. Foi confirmada também uma morte.
Anguila: danos elevados e confirmada uma morte.
Porto Rico: mais de seis mil residentes do território norte-americano estão em abrigos e outros tantos estão sem energia. Pelo menos três pessoas morreram.
Ilhas Virgens Britânicas: danos significativos.
Ilhas Virgens Americanas: danos significativos nas infra-estruturas e quatro mortos confirmados.
Haiti e República Dominicana: Foram ambos atingidos pela tempestade, mas nenhum deles sofreu os estragos que inicialmente pensavam que iriam ter.

Loading...

O que podem esperar os Estados Unidos da América

O Irma deverá atingir a Florida no domingo, como um furacão de categoria 4, trazendo tempestades e inundações. Depois de atingir a costa do Atlântico da Florida, o furacão deverá seguir para a Geórgia e a Carolina do Sul.

As estradas e os aeroportos dos estados norte-americanos ficaram inundados de pessoas, à procura de fugir ao furacão. Muitos turistas estão presos no aeroporto, sem possibilidade de voltar a casa, devido aos cancelamentos de voos nos aeroportos da Florida.

O Aeroporto Internacional de Orlando já comunicou que os voos comerciais vão estar suspensos a partir das 17 horas locais, no domingo.

Loading...

Vão surgir mais furacões?

O furacão Jose, que se encontra no Atlântico a 700 quilómetros a norte das Antilhas pequenas, evoluiu para a categoria 4, com ventos de 240 quilómetros por hora.

O furacão Katia, no golfo do México, aumentou para a categoria 2, com ventos de 140 quilómetros por hora. A costa do estado mexicano de Veracruz está sob alerta e a tempestade deverá atingir a zona no domingo.