Mundo

Grisalho, ruivo ou careca, os novos emojis de 2018

São 157 os novos emojis lançados em 2018, a lista inclui um grisalho, outro ruivo, de cabelo encaracolado ou careca. E os famosos emojis animados vão finalmente chegar a todos os smartphones, anunciu esta semana a Consórcio Unicode, organização responsável pela definição do padrão global para estes ícones.

Grisalho, ruivo ou careca, os novos emojis de 2018
Emojipedia

Os emojis que se estreiam este ano devem entrar em ação entre agosto e setembro. O novo pacote de símbolos e carateres, o Emoji 11.0, ficará disponível em junho e a partir daí cada plataforma poderá adaptar esses modelos aos seus padrões gráficos.

Depois da possibilidade de mudar o tom de pele, os emojis deste ano trazem a grande novidade de mudar o tipo de cabelo (ruivo, encaracolado, grisalho)ou mesmo de escolher um emoji careca.

Há também outras partes do corpo humano a merecerem novas imagens: perna, pé, testa, osso e dente.

Os animais e os alimentos aumentaram substancialmente a lista de representantes:

Mosquito Manga
Hipopótamo Alface
Canguru Bagel
Texugo Torta
Cisne Cupcake
Pavão Saleiro
Papagaio
Lagosta
Guaxinim
Lama

Há ainda outros objetos e novas expressões a completarem a lista de 157 novos ícones (todos na imagem em baixo):

A carinha com um chapéu de festa e outro emoji apaixonado, corado e rodeado por quatro corações, são ícones que vão permitir mensagens diferentes este ano,

"Os emojis são um tipo de linguagem em crescimento (...) Quando pára de crescer e se adapta, um idioma morre", considerou à Associated Press Lauren Collister, especialista em linguagem e comunicação da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Crescer e adaptar-se não parece ser um problema na linguagem dos emojis.

O iPhone X da Apple foi o primeiro a começou a permitir enviar animojis, emojis animados que imitam expressões faciais e conseguem falar. Uma funcionalidade que entretanto já não está limitada aos iPhones e que em 2018 vai ser alargada a todos os smartphones.

As novidades que surgiram em 2017 incluíam personagens neutros em termos de género, uma mulher a amamentar e uma mulher com um hijab.

Este vocabulário em expansão já deu origem a um filme, concursos de histórias e livros escritos em emoji. A obra "Moby Dick" já foi traduzida para "Emoji Dick".

Em 2015, o "rosto com lágrimas de alegria" foi a palavra do ano do Dicionário Oxford.

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque adicionou um conjunto de emojis original à sua coleção permanente.

Mais Vistos do