Cerca de duas dezenas de turistas admiravam a imponência do glaciar Breiðamerkurjökull, da ponta da ilha de Jökulsárlón, quando se ouve o estrondo do gelo a partir. É o início da derrocada que quase apanhava estes turistas desprevenidos.
A legenda é quase tão interessante como o vídeo:
"Se gostava de testemunhar momentos como este em segurança, estamos disponíveis para o levar num passeio privado. Não podendo garantir que veremos um colapso desta escala, o ambiente será sempre incrível (...)
Stephan Mantler tem 44 anos e é guia de montanha a tempo inteiro. Este domingo estava na ponta mais a sul da ilha com um único cliente, que esteve sempre a salvo num ponto mais elevado da ilha. Os turistas que se vêm na praia são, assim de outros grupos organizados mas as regras são as mesmas para quem vem avistar os glaciares da ponta mais a Sul da Islândia:
"Todos foram informados pelos guias de que, em caso de colapso de um glaciar, é obrigatório fugir da praia e procurar um local mais alto e foi exatamente o que aconteceu" confirmou Mantler ao AccuWeather
Na página da empresa Hafjall há outros vídeos semelhantes e mostram a força destes fenómenos da natureza que começam a ser cada vez mais frequentes.
Em 2018, a temperatura da água dos oceanos alcançou níveis recorde, alerta a ONU, muito preocupada com os riscos que corre a vida marinha.
A subida do nível das águas também continua "a um ritmo acelerado". Deve-se sobretudo ao "ritmo acrescido da perda de massa glaciar".