Mundo

Bruxelas chocada com os tiroteios nos Estados Unidos

Comissão Europeia condenou hoje "veementemente" os "terríveis acontecimentos" ocorridos este fim de semana nos Estados Unidos.

Bruxelas chocada com os tiroteios nos Estados Unidos
Bryan Woolston

A Comissão Europeia mostrou-se hoje chocada pelos "terríveis acontecimentos" ocorridos este fim de semana nos Estados Unidos, condenando "veementemente" os tiroteios que provocaram pelo menos 30 mortos e endereçando as condolências a todos os afetados.


"Estamos todos chocados pelos terríveis acontecimentos que ocorreram este fim de semana nos Estados Unidos", disse a porta-voz do executivo comunitário, Mina Andreeva.

Condenando os tiroteios que "estão a destruir vidas em comunidades por todo o Mundo", a Comissão Europeia endereçou condolências "aos cidadãos de El Paso e Dayton e a todas as pessoas afetadas pelos tiroteios nos Estados Unidos", declarou a porta-voz do executivo comunitário.

Na habitual conferência de imprensa do executivo comunitário em Bruxelas, Mina Andreeva saudou ainda "os serviços de emergência pela sua pronta intervenção" e manifestou pesar pelas vítimas que "perderam a vida por causa do ódio e da violência".

"O nosso pensamento está com os feridos e com as famílias afetadas", concluiu.


Dois tiroteios ocorridos em duas cidades dos Estados Unidos este fim de semana causaram, pelo menos, 29 mortos e mais de quatro dezenas de feridos.

No domingo, um tiroteio na cidade de Dayton, no Ohio, provocou pelo menos nove mortos e 16 feridos, tendo o atirador sido abatido pela polícia.

Horas antes, outras 20 pessoas morreram num tiroteio num supermercado em El Paso, no Texas, tendo outras 26 ficado feridas.

As autoridades norte-americanas já definiram o ataque protagonizado por Patrick Crusius, um branco de 21 anos, no sábado como um "crime de ódio" e o procurador de El Paso informou que vai ser solicitada a pena de morte.

Anteriormente, as autoridades norte-americanas tinham anunciado estar a investigar uma possível ligação do suspeito com um manifesto publicado 'online' criticando "a invasão hispânica do Texas".

Com Lusa