Mundo

Presidente sírio diz que batalha em Idblib é a chave para o fim da guerra

Presidente sírio diz que batalha em Idblib é a chave para o fim da guerra
Reuters TV

Visita inédita de Assad ao noroeste da Síria, fronteira com a Turquia.

O Presidente sírio disse hoje, numa visita sem precedentes à região de Idlib, que a batalha contra os jihadistas e os rebeldes naquela região é a chave para o fim da guerra que devasta a Síria desde 2011.

"A batalha de Idlib é a base para acabar com a desordem e o terrorismo em todas as regiões da Síria", disse Bashar Al-Assad numa visita perto da linha da frente em Idlib, revelou a Presidência síria.

"O Presidente Assad está com seus homens do Exército Árabe Sírio, na vila de Al-Habit, na linha de frente do campo de Idlib", indicou ainda a Presidência Síria na sua conta oficial no Twitter.

Esta é a primeira visita do Presidente sírio desde o início da guerra nesta região, que ainda escapa amplamente ao poder de Damasco e é objeto de uma trégua anunciada pela Rússia no final de agosto.

A visita ocorre poucos dias após o exército sírio ter sido enviado para áreas no nordeste do país, para proteger as forças curdas que estão a ser atacadas pelo exército turco.

Várias fotos de Assad cercado por soldados sírios em Al-Habit, retomada neste verão pelo exército sírio, foram publicadas no site presidencial e retransmitidas pelos media estatais sírios.

O cessar-fogo em vigor desde o final de agosto é pontuado por ataques esporádicos, que se intensificaram nos últimos dias, aumentando o medo de novos combates.

Os meios de comunicação estatais da Síria também citaram Assad, referindo que o Presidente sírio chamou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de "ladrão".

De acordo com os media, Assad disse que Erdogan é um "ladrão que roubou fábricas, trigo e combustível e hoje está a roubar território", aparentemente referindo-se à operação turca que foi lançada no início de outubro no norte da Síria contra os curdos-sírios.

Lusa

Últimas Notícias