Madrid e outras regiões de Espanha foram surpreendidas na quinta-feira por um manto branco de neve que cobriu as ruas, numa altura em que o país está a registar temperaturas mínimas recorde devido à depressão Filomena, que também está a afetar Portugal.
“Se as previsões se confirmarem, podemos estar a enfrentar um dos maiores nevões dos anos recentes”, afirmou um porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia espanhola (AEMET).
A neve deverá continuar a cair nas próximas 72 horas e obrigou mesmo a que a AEMET emitisse aviso laranja para a maioria das regiões de Espanha e aviso vermelho para três províncias no centro do país.
O fenómeno tem provocado constrangimentos, com dificuldades de trânsito em pelo menos 200 estradas e atrasos nos transportes públicos.
Termómetros registam temperatura mínima recorde na Península Ibérica: -34,1ºC
Na quarta-feira, foi atingido em Espanha o recorde de temperatura mínima alguma vez registado na Península Ibérica: -34,1ºC em Clot del Tuc de la Llança, nos Pirenéus.
O anterior recorde remonta a 1956, altura em que foram registados -32ºC no lago de Estany Gento, no município espanhol de Torre Cabdella.