Mundo

Escócia vai a votos na 5.ª feira. SIC falou com dois portugueses defensores da independência

Correspondente SIC

A independência tem sido um dos temas principais da campanha.

A Escócia vai a votos na quinta-feira. A independência tem sido um dos temas principais da campanha, com a promessa de um novo referendo.

A SIC falou dois portugueses residentes na Escócia que se assumem como defensores da causa independentista.

Miguel Boronha é português de alma, mas escocês de coração. Em finais de 2015, trocou o calor algarvio pelo frio escocês e sente-se em casa. De Portugal trouxe o gosto pela política. Na Escócia, apaixonou-se pela causa da independência. É ativista político e membro do partido de Nicola Sturgeon.

Maria João Kay partilha com Miguel Boronha a defesa da causa independentista. No caso desta portuguesa, da Covilhã, foi o Brexit que a fez vestir a camisola do Partido Nacional Escocês.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros