O Presidente norte-americano já está no Reino Unido para uma visita de oito dias, onde irá participar em várias reuniões. Esta quinta-feira, irá reunir-se com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Mas o mais aguardado encontro é com o Presidente russo, Vladimir Putin, agendado para dia 16, em Genebra.
A primeira paragem de Joe Biden no Reino Unido foi na única base de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos em território europeu. O Presidente norte-americano foi até Mildenhall, onde cumprimentou os militares e explicou ao que vem.
O encontro com o Presidente russo fecha a semana de viagem de Biden. Está agendado para dia 16, em Genebra, na Suíça, numa residência do século XVIII que já está a ser preparada para a reunião. Em cima da mesa estão os temas dos ciberataques, da interferência nas eleições norte-americanas, a situação na Ucrânia e o caso de Alexei Navalny, opositor de Putin.
A crescente ameaça da Rússia e da China e a criação de uma união de países democráticos para fazer frente aos regimes ditatoriais estão na agenda do Presidente norte-americano para esta viagem de oito dias.
Para além das reuniões previstas, Joe Biden vai participar na Cimeira do G7, que começa esta sexta-feira, na Cornualha. Aqui, o presidente vai anunciar a compra de 500 milhões de doses da vacina Pfizer para doar aos países mais pobres nos próximos dois anos.
A pandemia e a reabertura das viagens aéreas entre o Reino Unido e os Estados Unidos também serão tema de conversa com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante a reunião marcada para esta quinta-feira.
Veja mais:
- UE espera mais transparência sobre exportações de vacinas
- Primeira viagem de Biden começa no Reino Unido para relançar "relação especial"
- Joe Biden está no Reino Unido e quer promover alianças com a União Europeia
- Biden aterra na Europa para galvanizar aliados e reforçar aliança transatlântica
- Biden chega à Europa para discutir com amigos e avisar rivais