Mundo

Richard Branson à conquista do espaço

Joe Skipper / Reuters

Nave da Virgin Galactic já aterrou depois de uma viagem espacial bem sucedida.

O milionário britânico Richard Branson realizou hoje com sucesso a sua aventura espacial a bordo da nave da Virgin Galactic. O voo de 90 minutos terminou sem incidentes ao aterrar no deserto do Novo México. Foi o primeiro de três voos de testes que o dono do grupo Virgin quer fazer.

"Uma experiência única na vida"

A nave espacial VSS Unity, que também transportava dois pilotos e três outros passageiros, pousou numa pista do Spaceport America aproximadamente às 10:40 da manhã, hora local (4:40 em Lisboa).

Richard Branson, ainda a bordo da nave, descreveu a viagem como "uma experiência única na vida".

É o primeiro bilionário a fazer a viagem na nave espacial desenvolida pela empresa que fundou, derrotando Jeff Bezos, que tem uma viagem espacial semelhante prevista paraa 20 de julho a bordo de um foguetão da própria empresa, Blue Origin.

Joe Skipper

Branson quis avaliar a experiência que quer vender no futuro

A bordo da nave que descolou da base Spaceport America, no Novo México, Branson tinha como missão testar e avaliar uma experiência que quer vender a futuros clientes.

A cerca de 15 km de altitude, a nave destacou-se do avião que a transportava e iniciou uma ascenção supersónica, até alcançar 80 km de altitude - a altura fixada pelos EUA como a fronteira do espaço.

Assim que o motor foi desligado, os passageiros puderam sair dos seus assentos para flutuar durante alguns minutos em gravidade zero e admirar a curvatura da Terra de uma das 12 janelas da cabine. Após um pico a cerca de 90 km de altitude, a nave desceu a planar.

Joe Skipper