Mundo

Guarda Costeira retira 650 pessoas da ilha grega de Eubeia, atingida por um grande incêndio

Grécia continua a lutar contra incêndios com vento forte a dificultar operações

Loading...

A Grécia continua luta contra os incêndios que têm devastado milhares de hectares de floresta, após uma madrugada em que se registou uma morte e evacuações sucessivas com o vento a dificultar o combate às chamas.

Em 24 horas, os bombeiros debateram-se com mais de 150 incêndios florestais em todo o país. A previsão de ventos fortes e temperaturas muito elevadas mantém-se para os próximos dias.

Na sexta-feira à noite, 650 pessoas tiveram que ser retiradas de balsa de Evia pela Guarda Costeira, numa operação que foi captada em imagens, com moradores e turistas a assistirem da água enquanto uma parede de fogo tingia toda a montanha de vermelho e quase chegava ao mar.

Enquanto na ilha se embarcava, nos arredores de Atenas alguns residentes juntavam-se aos bombeiros para tentar conter o fogo que chegara ao subúrbio de Thrakomakedones, empurrado por fortíssimas rajadas de vento. Cerca de 700 bombeiros, incluindo reforços do Chipre, de França e de Israel, foram destacados para a zona.

A mesma onda de calor afeta a vizinha Turquia. O país entra no 11º dia de combate aos fogos, que o Presidente classifica como os piores de sempre.

O último balanço oficial, na sexta feira, dava conta de 12 incêndios activos em cinco províncias. Dos 208 fogos florestais registados nos últimos dias em 44 provincias, 196 são dados como extintos ou controlados.

Bulgária, Albânia e Itália são atingidas pela mesma onda de calor e enfrentam também grandes incêndios.

VEJA TAMBÉM: