Mundo

Alguns aliados de Navalny alvo de investigação criminal

Opositores de Putin acusados de apoiar uma organização ilegal. 

Loading...

A justiça russa abriu uma investigação criminal a alguns dos mais importantes aliados de Alexei Navalny. O político, opositor de Vladimir Putin, condenado por violação da liberdade condicional, continua detido.

A advogada Lyubov Sobol é uma das mais influentes e conhecidas aliadas de Alexey Navalny, o político que nos últimos anos tem ensombrado o poder quase absoluto do presidente russo.

Tal como outros opositores, vai ser alvo de uma investigação criminal por ter participado na recolha de fundos para a organização liderada por Navalny e ilegalizada em junho, menos de quatro meses depois do político ter sido condenado e preso.

A advogada deixou Moscovo este sábado rumo ao exílio, depois de saber que passaria a estar sujeita a restrições equivalentes às da liberdade condicional.

Começou a trabalhar com Alexey Navalny num projeto anticorrupção, em 2011. Uma década de protestos depois, é uma das vozes mais incómodas da oposição a Vladimir Putin e planeava candidatar-se a um lugar no Parlamento nas próximas eleições legislativas, marcadas para setembro.