Afeganistão

Afeganistão. Talibãs aproximam-se de Cabul após conquista da décima capital provincial

Os talibãs tomaram a cidade de Ghazni, localizada a 150 quilómetros da capital afegã.

Talibãs em Ghazni, a 150 quilómetros de Cabul.
Talibãs em Ghazni, a 150 quilómetros de Cabul.
Gulabuddin Amiri/ AP

Os talibãs tomaram hoje a cidade de Ghazni, localizada a 150 quilómetros da capital, Cabul, a 10.ª capital de província a cair numa semana, informou um conselheiro provincial.

"Posso confirmar que Ghazni caiu esta manhã nas maõs dos talibãs. Eles assumiram o controlo de áreas chave da cidade: o gabinete do governador, a sede da polícia e a prisão", disse à agência de notícias France-Presse (AFP) o chefe do conselho provincial de Ghazni, Nasir Ahmad Faqiri, acrescentando que os combates ainda estavam a decorrer em algumas zonas.

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva contra as forças do Governo de Cabul no início de maio, após o anúncio da retirada final das forças internacionais do Afeganistão, que deve estar concluída no final deste mês.

Gulabuddin Amiri/ AP

Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países (Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China), sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2.670 quilómetros.