Depois dos talibã terem tomado Cabul, milhares de pessoas tentam deixar o país para evitar a violência do grupo. O ministro da Defesa britânico diz que o Reino Unido vai retirar 4.000 pessoas do Afeganistão nos próximos dias. No entanto, a situação no aeroporto da capital afegã está a dificultar os repatriamentos.
Centenas de afegãos romperam as medidas de segurança do aeroporto e aglomeraram-se à volta dos aviões militares tentando subir a bordo do aparelho. Uma equipa da Sky News testemunhou o caos e o medo dos que tentam fugir dos talibã.
Fora do terminal, reina também o caos: milhares desceram até à estrada do aeroporto e bloquearam a circulação. O exército afegão e os talibãs disparam para o ar para tentar afastar a população. Outros combatentes do grupo radical usam violência para afastar os cidadãos e disparam sobre os que não cumprem.
Em contraste, o centro da capital afegã parece calma. Os combatentes talibã percorrem as ruas e controlam todos os bairros de Cabul. Supervisionam os habitantes enquanto a capital começa a regressar ao normal, depois de ter sido tomada pelo grupo radical.
► VEJA MAIS:
- Afeganistão. Talibãs prometem proteger o país e honrar as mulheres
- Afeganistão. Repatriamento dos portugueses pode ficar concluído esta terça-feira
- George W. Bush triste com regresso dos talibãs, Gorbatchev diz que invasão dos EUA foi "má ideia"
- O momento em que os talibã entraram em Cabul
- Discurso de Joe Biden indigna afegãos
- Turquia constrói muro para travar refugiados oriundos do Afeganistão
- Portugal disponível para acolher refugiados afegãos
- Portugueses no Afeganistão. Permanece apenas um bombeiro no controlo do aeroporto