O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, tem um novo foco de emissão de lava, confirmou esta sexta-feira o Instituto Geográfico Nacional.
A atividade aumentou e a lava está mais líquida, o que poderá criar mais destruição. O rio de lava que segue em direção ao mar, para além das cerca de 1.000 casas engolidas, já criou no oceano Atlântico cerca de 20 hectares de magma solidificado.

Este é o terceiro ponto de emissão do vulcão, que se junta à cratera e à fissura que se formou no final da semana passada. Este novo ponto deu origem também um novo fluxo de lava, segundo o Instituto Volcanológico das Canárias.
Através do Twitter, o Instituto Volcanológico das Canárias partilhou um vídeo onde se pode observar a nova boca do vulcão e o rio de lava formado.
Este novo fluxo pode causar novos danos, caso se confirme que esta lava corre em direção a norte da que já existe.
Segundo o Conselho Nacional de Investigação Espanhol (CSIC), irá em direção a Los Llanos de Aridane, o município mais populoso da ilha. Bairros deste município, onde vivem cerca de 20.000 pessoas, já foram evacuados e alguns deles devastados pela passagem da lava.
A concentração de dióxido de enxofre no ar aumentou esta sexta-feira em algumas zonas da ilha, apesar de, segundo o Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca), não representar um risco para a saúde. No entanto, as previsões meteorólogicas indicam uma mudança na direção do vento, o que pode afetar mais populações para além dos quatro bairros em confinamento de Tazacorte.
Mais de 1.000 edifícios já foram engolidos pela lava desde que o vulcão entrou em erupção, segundo dados do satélite Copernicus. Neste momento, todas a estradas da parte sul da ilha de La Palma foram cortadas pela lava do vulcão.
Veja mais:
- Vulcão de La Palma: autoridades declaram ilha como zona de catástrofe
- Cone principal do vulcão de La Palma colapsou parcialmente: "Não suporta o próprio peso"
- Vulcão em La Palma: especialistas avisaram em janeiro para erupção iminente
- Vulcão Cumbre Vieja: as imagens noturnas das erupções que pintam de vermelho o céu de La Palma