José Maria Neves, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde é o novo Presidente do país. O candidato do centro-esquerda foi eleito à primeira volta, com uma maioria absoluta de 51,5% dos votos.
Cabo Verde foi às urnas no domingo para as eleições Presidenciais 2021 e os resultados ditaram a eleição de José Maria Neves, antigo primeiro-ministro. José Maria Neves foi dirigente do partido PAICV e militante há cerca de 40 anos, deputado nacional, presidente de Câmara e ministro.
Estas eleições tiveram uma abstenção de 51,7%, apesar dos sete candidatos que se candidataram à Presidência.
O Presidente eleito, que sucede a Jorge Carlos Fonseca, garantiu no discurso de vitória: "serei o Presidente de todos os cabo-verdianos, serei um árbitro imparcial, um apaziguador de conflitos", e prometeu diálogo com todos.
O opositor Carlos Veiga, apoiado pelo Presidente cessante reconheceu a derrota e já felicitou José Maria Neves
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já felicitaram o novo chefe de Estado. Numa nota no site oficial da Presidência, o chefe de Estado português está certo da "continuação das excelentes relações entre os dois países e os dois povos irmãos" e prometeu estar presente na cerimónia de tomada de posse.
António Costa recorreu à rede social Twitter para felicitar José Maria Neves, cuja eleição "é mais uma demonstração de estabilidade e força da democacia cabo-verdiana", afirma o primeiro-ministro.