Pelo menos 11 pessoas morreram esta terça-feira no leste do Iraque num ataque atribuído a terroristas do Daesh, segundo fontes da segurança iraquiana.
O ataque teve como alvo a vila de Al-Rachad, na província de Diyala, deixando "11 mortos e 13 feridos", segundo uma fonte de segurança na província citada pela AFP.
Uma segunda fonte confirmou a presença de civis entre as vítimas e assegurou que este ataque com armas ligeiras teve como alvo uma aldeia onde habitam muitos membros das forças de segurança.
A área foi isolada e reforços enviados para operações de busca, segundo a primeira fonte.
Os habitantes da aldeia são principalmente da tribo Bani Tamim, à qual pertence o governador da província, afirmaram as duas fontes.
Após uma ascensão rápida em 2014 no Iraque e na vizinha Síria, com a conquista de vastos territórios, o Daesh viu seu "califado" vacilar sob o impacto de sucessivas ofensivas nestes dois países.
O Iraque anunciou a derrota dos jihadistas no final de 2017 e a Síria declarou em 2019 vitória sobre o Daesh, mas este continua a ser uma ameaça e a realizar ataques em ambos os países.
No início de setembro, 13 membros da polícia federal iraquiana foram mortos num ataque do Daesh ao seu posto de controlo perto de Kirkuk (norte).
Segundo um relatório da ONU publicado no início de 2021, a organização jihadista mantém "10.000 combatentes ativos" no Iraque e Síria.
O último grande ataque reivindicado pelo Daesh no Iraque, em julho passado, teve como alvo um mercado no distrito xiita de Sadr City, em Bagdad, que matou cerca de 30 pessoas.
► Veja mais:
- Rússia organiza encontro internacional sobre o Afeganistão
- Explosão na capital síria destrói autocarro e faz mais de 10 mortos
- Afeganistão: Sobe para 60 número de mortos em atentado a mesquita xiita
- Talibãs rebatizam famoso bazar em Cabul que tinha o nome de Bush
- Iraque anuncia detenção do "ministro das Finanças" do Daesh procurado por Washington
- Talibãs recusam ajuda dos Estados Unidos no combate ao Daesh
- Bombista suicida do Daesh mata 46 afegãos